sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dilma: ‘Investir em infraestrutura é melhor maneira de dizer não à crise’

Presidente fala durante evento que marca os mil dias para a Copa de 2014

Por Do G1 MG Belo Horizonte
 
A presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira, em cerimônia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, em Belo Horizonte, que os investimentos do governo federal em infraestrutura ligados ao Mundial de 2014 vão ajudar o Brasil a manter o ritmo de crescimento mesmo com a crise financeira internacional.
Dilma visita obras do Mineirão (Foto: Divulgação)Dilma visita obras do Mineirão (Foto: Divulgação)
- Continuar investindo pesadamente em obras de infraestrutura é parte de nossa estratégia para garantir que o Brasil mantenha o desenvolvimento em ritmo adequado. Investir em infraestrutura é a melhora maneira de dizer não à crise internacional que afeta os países da zona do euro, os Estados Unidos. É maneira de dizer não a todas aquelas tentativas passadas de sempre que havia crise nos levar à redução do ritmo de crescimento. É maneira de dizer sim ao crescimento.
No evento, que contou com a participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do ex-jogador de futebol Pelé, que é embaixador do Brasil para a Copa, o governo federal marca os mil dias que faltam para o início da Copa de 2014.
- Nós sabemos que essa Copa do Mundo se dá em um momento muito importante para o Brasil. Quando atingimos um momento muito importante para o Brasil, um momento de transformação muito grande. A Copa é um momento de afirmação do país, da afirmação de sua capacidade de organizar um dos maiores eventos hoje – afirmou a presidente em seu discurso.
Antes da cerimônia, que anunciou investimentos do governo federal no metrô de Belo Horizonte, a presidente visitou obras do estádio Mineirão. Os operários da obra aproveitaram a visita da presidente para protestar por melhores salários e cruzaram os braços.
No discurso, a presidente também agradeceu aos prefeitos e governadores das sedes da Copa pelo empenho para as obras de infraestrutura. Sobre o Mineirão, Dilma disse que se trata de uma extraordinária obra, viabilizada em um prazo excepcional.
- É, de fato, um dos estádios com tempo de resolução dos mais extraordinários do Brasil.
 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Relembre : Fifa sorteia os grupos das eliminatórias para a Copa 2014

A Fifa sorteou neste sábado os grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014 em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro.
O sorteio foi conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke em uma cerimônia que contou com dirigentes de futebol de vários países, com a presidente Dilma Rousseff e apresentações musicais..
O primeiro grupo a ser sorteado foi o da fase decisiva das eliminatórias africanas.
O jogador Neymar, do Santos, e o ex-jogador Cafú, participaram do sorteio dos jogos na chave africana.
Neymar, sorteou as seleções adversárias do primeiro jogo da primeira fase das eliminatórias africanas, Seicheles contra o Quênia.
Nesta fase, o Djibuti enfrentará a Namíbia, Ilhas Maurício jogará contra a Libéria, Comoros contra Moçambique, Guine Equatorial contra Madagascar e Somália enfrentará a Etiópia.
Outros jogos definidos foram Lesoto contra Burundi, Eritreia contra Ruanda, Suazilândia contra a República do Congo, São Tomé e Príncipe contra o Congo, Chade contra Tanzânia.
A eliminatória africana é longa, são 52 participantes disputando cinco vagas. Na segunda etapa, os vencedores do playoff vão se juntar a outros 28 times e formam dez grupos com quatro participantes. Em seguida, dez vencedores de cada grupo vão disputar entre si e os cinco vencedores chegam à Copa de 2014.
Fase decisiva
Os grupos da fase decisiva das eliminatórias africanas foram definidos em seguida em um sorteio realizado por Cafú. No Grupo A estão África do Sul, Bostuana, República Centro-Africana e o vencedor do jogo entre Somália e Etiópia.
No Grupo B estão Tunísia, Cabo Verde, Serra Leoa e o vencedor entre o jogo entre Guiné Equatorial e Madagascar.
O Grupo C conta com Costa do Marfim, Marrocos, Gâmbia e o vencedor do confronto entre Chade e Tanzânia.
No Grupo D estão Gana, Zâmbia, Sudão e o vencedor do jogo Lesoto e Burundi. O Grupo E foi formado por Burkina Fasso, Gabão, Níger, e o vencedor entre São Tomé e Príncipe e o Congo.
O Grupo F foi formado por Nigéria, Malauí, o vencedor do jogo entre Seicheles e Quênia e o vencedor do jogo em Djibuti e Namíbia.
No Grupo G estão Egito, Guiné, Zimbábue e o vencedor do jogo entre Comores e Moçambique. Do Grupo H participam Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo Eritreia e Runda.
O Grupo H conta com Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo entre Eritreia e Ruanda.
No Grupo I estão Camarões, Líbia, o vencedor do jogo entre Guiné-Bissau e Togo mais o vencedor do jogo entre Suazilândia e República do Congo. E o Grupo J conta com Senegal, Uganda, Angola e o vencedor do jogo entre Ilhas Maurício e Libéria.
Ásia e Américas
Pelé (centro) fala com o governador do Rio, Eduardo Cabral, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, com Dilma Rousseff e Sepp Blatter ao fundo (Reuters)
Cerimônia contou com a presença de Pelé
A América do Sul não precisa de sorteio. A disputa será feita em formato de pontos corridos e não contará com a participação do Brasil, automaticamente classificado por ser a sede da Copa.
O ex-jogador Zico e o jogador Lucas, do São Paulo, realizaram o sorteio das eliminatórias da Ásia. Ao todo são 43 equipes disputando quatro vagas e uma quinta que poderá ser conquistada na repescagem.
No Grupo A estão China, Jordânia, Iraque e Cingapura. Do Grupo B fazem parte Coreia do Sul, Kuwait, Emirados Árabes e Líbano.
O Grupo C é formado por Japão, Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte. No Grupo D estão Austrália, Arábia Saudita, Omã e Tailândia. E no Grupo E estão Irã, Catar, Barein e Indonésia.
Para o sorteio seguinte, das Américas do Norte, Central e Caribe, foram chamados o ex-jogador Bebeto e o jogador Lucas Piazon, de categorias de base. Três equipes da Concacaf (confederação de futebol da América do Norte e do Caribe) se classificarão para a Copa do Mundo de 2014, a quarta vai disputar a repescagem.
E os grupos desta fase das Eliminatórias da Concacaf foram definidos como Grupo A: El Salvador, Suriname, Ihas Cayman e República Dominicana.
No Grupo B estão Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados e Bermudas. O Grupo C foi formado por Panamá, Dominica, Nicarágua e Bahamas.
O Grupo D conta com Canadá, São Cristóvão e Névis, Porto Rico e Santa Lúcia. No Grupo E estão Granada, Guatemala, São Vicente e Granadinas e Belize.
No Grupo F estão Haiti, Antígua e Barbuda, Curaçao e Ilhas Virgens Americanas.
Na última fase entrarão as principais seleções. Serão três grupos com quatro equipes cada e os vencedores dos grupos irão à Copa de 2014.
No Grupo A estarão os vencedores dos Grupos E e F da fase anterior, Estados Unidos e Jamaica.
O Grupo B contará com os vencedores dos Grupos A e B da fase anterior mais o México e Costa Rica.
O Grupo C terá os vencedores dos Grupos C e D da fase anterior e também Honduras e Cuba.
Oceania
Para o sorteio do grupo da Oceania foram chamados ao palco o ex-técnico da Seleção Brasileira Zagallo e o jogador Fellipe Bastos, do Vasco. A Oceania não terá mais a participação da Austrália, que está nas eliminatórias da Ásia.
A melhor seleção das eliminatórias da Oceania disputará a repescagem.
As eliminatórias da Oceania terão dois grupos de quatro seleções e apenas uma vai avançar e disputar a repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf.
No Grupo A da Oceania estão Vanuatu, Nova Caledônia, Taiti e o vencedor de uma fase preliminar. No Grupo B estão Fiji, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné.
Europa
Ronaldo e Ganso participaram do sorteio da chave europeia (AFP)
Ronaldo e Ganso participaram do sorteio da chave europeia
O ex-jogador Ronaldo e o jogador do Santos Paulo Henrique Ganso participaram do sorteio das eliminatórias da Europa. No total, 53 países vão disputar a fase de grupos destas eliminatórias.
Os melhores dos nove grupos estarão na Copa e haverá uma segunda fase com os melhores segundos colocados.
No Grupo A estão Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. O Grupo B foi formado por Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta.
O Grupo C conta com Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão. O Grupo D tem as seleções da Holanda, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra.
No Grupo E estão Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia. O Grupo F conta com Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.
No Grupo G estão Grécia, Eslováquia, Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein.
Do Grupo H participam a Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Modávia e San Marino. No Grupo I estão Espanha, França Bielorrússia, Georgia e Finlândia.
Espanha e França estão no mesmo grupo e uma das duas seleções terá que disputar a repescagem. Os oito melhores segundos colocados disputarão a repescagem.
BBC Brasil 30 de julho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dilma defende sigilo de orçamento para obras da Copa

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta sexta-feira o sigilo do orçamento que consta na medida provisória aprovada pela Câmara dos Deputados na noite da última quarta-feira, dia 15, e que prevê a manutenção em segredo de orçamentos feitos por órgãos federais, estaduais e municipais para o regime de contratação especial das obras da Copa do Mundo de 2014.
Segundo a presidente, o sigilo vale para as empresas que participarão de licitações, mas o orçamento estará aberto para todos os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo ela, a medida ajuda a reduzir preços e evitar a formação de cartel. "A técnica que se usa é não mostrar o orçamento, mas quem fiscaliza sabe direitinho qual o valor", explicou Dilma, em Ribeirão Preto (SP), após o lançamento do Plano de Safra 2011/12.
Ampla discussão
Segundo a presidente, o regime especial foi "discutido amplamente" entre governo e os órgãos reguladores e "faz parte das melhores práticas da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da União Europeia (UE)". Ainda segundo ela, após o processo licitatório ser finalizado, "você explicita o orçamento" para a população. "Eu lamento a má interpretação que se deu a isso, não tenho interesse em ocultar, pelo contrário, porque não se oculta da sociedade", concluiu.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também participou do lançamento do Plano de Safra 2011/12, disse sobre o tema: "Acho que a presidente explicou que não é objetivo esconder os números. A presidenta, como todos nós, tem compromisso com a transparência."
Diário do Nordeste online

Orientações sobre gramados são passadas para as sedes

(LOC) Sexta-feira 20 de maio de 2011
Orientações sobre gramados são passadas para as sedes
Others
Terminou nesta sexta-feira (20/5), em Fortaleza (CE), o Seminário de Preparação de Gramados da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O evento reuniu técnicos em gramados das 12 cidades-sede e trouxe orientações importantes para os estádios da competição. A abertura do evento, na quinta-feira (19/5) contou com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, além de representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (COL).
O objetivo da FIFA é ter consistência, qualidade e durabilidade em todos os gramados. Para a entidade, o mais importante é que os gramados sejam gerenciados, mantidos e aparados de forma consistente em todos os estádios.
As espécies de gramas que serão utilizadas na Copa do Mundo da FIFA ainda não estão definidas e são objetos de estudos da FIFA, já que o Brasil apresenta quatro tipos de clima diferentes durante os meses de junho e julho, com regimes de chuva também diferenciados. Assim, a importância da construção do piso se torna ainda mais importante para uma padronização, já que os sistemas de drenagem e irrigação terão de ser distintos de acordo com cada cidade. A grama a ser escolhida terá o menor coeficiente de desgaste possível, um bom potencial de recuperação e boa adaptação climática.
As cidades-sede receberam orientações sobre a construção dos gramados e os equipamentos necessários para manutenção dos mesmos, antes e depois da Copa do Mundo da FIFA. Foi ressaltada a necessidade de cuidados especiais em cidades de clima frio, já que as espécies de grama tropicais têm maior dificuldade de desenvolvimento em temperaturas baixas. Os técnicos analisaram detalhadamente os 12 projetos apresentados e vão acompanhar com as cidades a evolução dos mesmos.
Para o diretor executivo de operações do COL, Ricardo Trade, as sedes terão uma grande responsabilidade pela frente.
“Temos de ter uma vontade e uma obrigação moral, como País do Futebol, de realizar uma Copa do Mundo da FIFA de excelência e com a mesma qualidade técnica em todas as sedes. É nossa oportunidade de mostrarmos para o mundo que somos bons não apenas com a bola nos pés”, ressaltou.
Fifa.com

Centro Internacional de Transmissão será no Rio de Janeiro

(FIFA.com) Sexta-feira 27 de maio de 2011
Centro Internacional de Transmissão será no Rio de Janeiro
Getty Images
No encerramento da segunda reunião do Conselho de Administração do COL/FIFA na Sede da FIFA em Zurique, nesta sexta, a FIFA e o Comitê Organizador Local anunciaram que o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 terá sua sede no Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Riocentro. A decisão do conselho foi baseada num processo altamente competitivo, que contou com análises detalhadas de diversos especialistas em transmissão da FIFA, tendo os três candidatos – Brasília, São Paulo e a futura sede do IBC – apresentado propostas de excelente qualidade. O Rio de Janeiro foi escolhido por diversas razões, incluindo a qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo desejo manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários.

“Posso afirmar que foi uma decisão difícil. Todos os candidatos apresentaram alta qualidade e demonstraram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a FIFA foi Rio de Janeiro. O IBC será um dos centros de informações mais avançados do mundo durante os meses de junho e julho de 2014. É um componente vital, que estabelece a ligação entre a Copa do Mundo da FIFA e o resto do mundo e garante que as pessoas ao redor do planeta tenham a melhor e mais atualizada cobertura do nosso belo esporte”, explicou o Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, que presidiu a reunião juntamente com o presidente do COL, Ricardo Teixeira.
O evento como um todo, no qual o IBC tem um papel importante, deixará um legado para além da Copa do Mundo da FIFA em termos de infraestrutura de telecomunicações de ponta que poderá ser usada em eventos futuros no país. Para se ter uma ideia da escala do IBC, em 2010, 179 emissoras de televisão e rádio de mais de 70 países tinham equipes na África do Sul, envolvendo 13.000 funcionários.
Posso afirmar que foi uma decisão difícil. Todos os candidatos apresentaram alta qualidade e demonstraram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a FIFA foi Rio de Janeiro
Jérôme Valcke, Secretário Geral da FIFA
Outros tópicos discutidos na reunião do conselho incluíram as preparações para o Sorteio Preliminar da Copa do Mundo da FIFA™ 2014, que ocorrerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, no dia 30 de julho de 2011. "Estamos muito contentes com o progresso alcançado e ansiosos para receber os times e a imprensa mundial para o primeiro grande evento a caminho de 2014. Prometemos um grande show para os convidados no local, e também para os que assistirão na TV. Fomos informados de que este Sorteio Preliminar quebrará um novo recorde em termos de transmissões ao vivo”, explicou Ricardo Teixeira.
O Conselho de Administração do COL/FIFA também recebeu relatórios detalhados sobre diversas áreas operacionais, incluindo o progresso na construção / melhorias dos estádios, com a maioria das atividades no rumo certo. Entretanto, foi determinado na reunião que apenas cidades com previsão de conclusão das obras nos estádios até o início de 2013 serão consideradas para sediar partidas da Copa das Confederações da FIFA. Consequentemente, São Paulo e Natal não são mais consideradas como potenciais sedes para a Copa das Confederações da FIFA.

Permanecem as questões relacionadas à operação e capacidade dos aeroportos, assim como à infraestrutura de transporte, que foram tratadas com as mais altas autoridades brasileiras. “É crucial que todos os locais que sediarão a Copa do Mundo da FIFA tenham infraestrutura adequada, que atenda aos milhares de espectadores e possibilite que eles se movimentem pela cidade para irem a um jogo. Se esse não for o caso, não poderemos sediar jogos nessas cidades”, enfatizou o Secretário Geral da FIFA no encerramento da reunião. A próxima reunião do Conselho de Administração da FIFA/COL está agendada para o dia 26 de julho, no início da semana das atividades do Sorteio Preliminar, no Rio de Janeiro. Os locais da Copa das Confederações da FIFA e a programação dos jogos da Copa do Mundo da FIFA serão apresentados no dia 29 de julho de 2011, após a primeira reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA™ no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Para procurador-geral, segredo de orçamento da Copa é 'absurdo'

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que é "absurda, escandalosamente absurda" a medida provisória aprovada na Câmara na noite desta quarta-feira, que prevê a manutenção em segredo de orçamentos feitos por órgãos federais estaduais e municipais para obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.
Governo quer manter em sigilo orçamentos da Copa de 2014
Oposição critica proposta que cria 'caixa-preta' de obras da Copa
"A serem procedentes as matérias, [a MP] é uma coisa, para pouco dizer, absurda, escandalosamente absurda. Você não pode ter despesa pública protegida por sigilo. Vi menção que haveria previsão de órgãos de controle teriam notícia. Como é que a sociedade pode ser privada do acesso a informações relacionadas a despesa pública?", afirmou.
Ele ainda disse que o governo está buscando contornar problemas, pois as obras estão atrasadas.
"O que está acontecendo é que estas obras estão muito atrasadas e o governo busca, então, meios de se contornar esses problemas", disse Gurgel. "Quer dizer, a simplificação é de tal monta que acaba inviabilizando em alguns aspectos o procedimento licitatório que é uma exigência."
O procurador-geral avalia que eventos deste tamanho impõem "que os cuidados sejam redobrados".
"Exatamente por ser um chamado megaevento, as despesas também são megadespesas, e por isso impõe que os cuidados com essas despesas sejam ainda maiores", finalizou.
Folha.com

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Romário desafia Teixeira e se torna o principal fiscalizador da Copa do Mundo de 2014

Ex-atacante tem acompanhado de perto as obras para o Mundial no Brasil
Gustavo Alves, do R7
 
Brizza Cavalcante/Agência CâmaraBrizza Cavalcante/Agência Câmara
Romário entrou na política por causa da filha, Ivy
Publicidade
Romário resolveu entrar na política por causa de sua filha caçula, Ivy, portadora da síndrome de Down. O maior objetivo do novo Deputado Federal era lutar contra o preconceito com a doença, que é, na verdade, uma alteração genética. Mas quando viu na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma porta de entrada para ficar por dentro dos assuntos relativos à Copa do Mundo de 2014, o baixinho mudou o foco. Documentário denuncia Ricardo Teixeira por corrupção 
Em fevereiro, foi indicado para o cargo de vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto. Prometeu que acompanharia de perto as obras dos estádios das 12 cidades-sede do Mundial e pediria explicações sobre cronogramas e orçamentos. Nos primeiros três meses de trabalho na pasta, cumpriu a palavra.
Junto com outros parlamentares da Comissão, o ex-atacante já visitou quatro cidades-sede: Manaus, Recife, Curitiba e Belo Horizonte. Ficou impressionado com a capital mineira, que ainda disputa a abertura da Copa com São Paulo. Fez discursos e tirou fotos por onde passou. Segundo pessoas próximas ao deputado, ele sabe que chama a atenção e quer usar esse interesse da imprensa para divulgar tudo o que vê na preparação para o Mundial.
Mas foi pelo Twitter que o baixinho fez a primeira grande crítica aos organizadores do evento. Em mensagens publicadas na quarta-feira (8), Romário expôs o cálculo totalmente errado que a CBF fez em 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar o evento, e mostrou um dado preocupante: o orçamento para os estádios já triplicou.
“Galera, só para vocês terem noção do que está acontecendo com os estádios da Copa. Vou listar em tópicos.”
“Quando foi feita a proposta a FIFA em 2007, a CBF e o Gov Fed [Governo Federal] previam gasto de R$ 2 bi. Na época, este valor contemplava dezoito sedes.”
“Em janeiro de 2011, o Min. do Esporte apresentou previsão de R$5,6 bi para 11 sedes. Sem o custo do Itaquerão (SP).”
“Em junho, a previsão de gastos já chega a cerca de R$ 7 bilhões. Ou seja, somente o custo dos estádios, já triplicou. De olho neles.”
O convite a Ricardo Teixeira
Em meio à fiscalização das obras da Copa, Romário ainda arrumou tempo para investigar Ricardo Teixeira. Apesar das acusações feitas contra o dirigente (de corrupção e de pedir propina para apoiar a candidatura da Inglaterra para sediar a Copa de 2018), o presidente da CBF acabou inocentado pela Fifa, mas não se explicou publicamente.

Confira também

Romário, então, fez um convite ao cartola. Sugeriu que Teixeira fosse à Câmara dos Deputados para esclarecer as denúncias de corrupção. O ex-atacante fez o convite durante sessão da Comissão de Turismo e Desporto, mas fez questão de dizer que não tem problema pessoal com o todo-poderoso do futebol brasileiro. - Nada tenho contra o presidente da CBF. Tenho até uma boa relação, não de amigo, mas uma boa relação. Mas a cada dia surgem novas acusações e acho pertinente a presença dele aqui para responder algumas questões. A última coisa que o país precisa é mais escândalos de corrupção para interferir no processo de andamento das obras e qualificação profissional que esses grandes eventos esportivos exigem de um país-sede.
Sem reposta da CBF
Apesar de Teixeira não ser obrigado a aceitar o convite, a recusa “suja”, de certa maneira, a imagem dele entre os políticos em Brasília. O R7 apurou que o cartola ainda não respondeu à “convocação” e preferiu ignorar o pedido de Romário.
Coincidência ou não, depois do convite e de tudo o que Romário tem feito na fiscalização da Copa do Mundo, Teixeira aproveitou a festa da despedida do atacante Ronaldo da seleção, na segunda-feira (6), para alfinetar o Baixinho. No discurso que fez antes de presentear o Fenômeno com um relógio da CBF, o presidente disse que o atacante “foi o melhor jogador que passou pela seleção” durante a gestão dele, que dura 22 anos, desde 1989.
Do R7 Esportes

terça-feira, 31 de maio de 2011

Castelão: implosão da ''gaiola'' marcada para o dia 12 de junho, diz secretário


Thaís Jorge
Portal Esportes O POVO 
 
A implosão do setor do Castelão conhecido como “gaiola”, que fica acima das cabines de imprensa, está agendado para o próximo dia 12 de junho.
 
A informação foi confirmada pelo secretário Especial da Copa (Secopa) do Governo do Estado, Ferruccio Feitosa, que, em entrevista ao Portal Esportes O POVO, adiantou que ações terão início às 7h da manhã, com a retirada de moradores e animais das residências próximas ao estádio, para evitar qualquer acidente em virtude dos efeitos da operação.
 
“Os moradores serão levados para uma tenda onde ficarão com toda segurança e conforto”, frisou Ferruccio. Uma área de 200 metros no lado oeste do estádio, onde há um menor número de residências, será isolada. A implosão da “gaiola” começará às 9h. Depois, os moradores retornarão às casas.

Segundo o titular da Secopa, órgãos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, como Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), estarão envolvidos na ação.
 
Ferruccio disse ainda que algumas rotas de ônibus que passam pelo Castelão precisarão ser alteradas. Nessa quinta-feira (2), um panfleto informativo começa a ser distribuído nas residências próximas ao estádio, alertando a população sobre a implosão.

Andamento das obras


De acordo com Ferruccio Feitosa, as obras no gramado do Castelão já foram iniciadas, assim como está sendo retirada a cobertura do estádio.

“Também foram feitas demolições nas cadeiras inferiores, onde serão colocadas cadeiras novas”, finalizou Ferruccio sobre as obras em andamento.

Dilma se reúne com prefeitos e governadores de cidades sede da Copa 2014

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e do Ceará, Cid Gomes, não estão presentes
31.05.2011| 17:43

 
 
Dilma, em reunião                                                                    
 A presidente Dilma Rousseff está reunida, na tarde desta terça-feira, 31, com prefeitos e governadores das cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e do Ceará, Cid Gomes, não estão presentes. Todos foram convidados no dia 25 de maio. Os três governadores ausentes estão em viagem ao exterior.

O prefeito Gilberto Kassab informou na segunda-feira, 30,, às 17h30, que não poderia participara da reunião com Dilma por "compromissos intransferíveis", já que ele será anfitrião da Conferência do Meio Ambiente em São Paulo, cuja abertura ocorrerá  na noite desta terça-feira, 31. Kassab enviou, porém, em seu lugar a vice-prefeita Alda Marco Antonio.

A ausência de Kassab foi providencial porque o clima entre Planalto e Prefeitura de São Paulo ficou ruim, particularmente com a presidente Dilma e o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

Isso porque o PT sugeriu que a Prefeitura de São Paulo foi responsável pelo vazamento para a imprensa de informações sobre o faturamento da Projeto, empresa de consultoria de propriedade de Palocci, que teve o seu patrimônio multiplicado por 20 vezes nos últimos quatro 4 anos, mesmo período em que o ministro exercia mandato de deputado federal.

O Povo Online

terça-feira, 24 de maio de 2011

Secretário divulga imagens 3D de como ficará o Castelão para a Copa de 2014


Portal Esportes O POVO 
O secretário especial da Copa do Mundo de 2014 pelo Governo do Estado, Ferruccio Feitosa, divulgou em seu perfil no twitter (@ferrucciopetri) nesta terça-feira (24) imagens em 3D do novo Castelão.  
Ferruccio reafirmou o interesse de Fortaleza em ser uma das sedes da Copa das Confederações em 2013, apesar de uma lista prévia, divulgada pela TV Globo, ter colocada a capital cearense fora da disputa.
"Aproveitei que semana passada membros da Fifa estiveram por aqui, para um seminário internacional sobre gramados, para apresentar o status da reforma. Todos ficaram super satiefeitos com o rtimo da obra", disse o secretário, em entrevista pela manhã ao O POVO
Veja abaixo as imagens divulgadas por Ferruccio Feitosa :

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Copa 2014: seminário para padronização de gramados

Seminário de Gramados acontece até esta sexta-feira (20) em Fortaleza
Do Site Cnews

A FIFA realizou, nesta quinta-feira (19), a abertura do seminário sobre preparação de gramados, que acontece até sexta-feira (20), em Fortaleza. O evento contou com a presença de Cid Gomes, o diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fúlvio Danillas; o executivo de Competições e Operações (Comitê Organizador Local) Ricardo Trade; o gerente geral de relacionamento com as sedes; o secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, e o secretario de projetos especiais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Aciolly.
De acordo com o diretor, Ricardo Trade, o Seminário de Gramados é um dos mais importantes para a FIFA, primeiro porque é a oportunidade de oferecer condições iguais de gramado em todas as sedes e segundo porque é o gramado que aparece durante os 90 minutos de jogo. “Uma de nossas preocupações além de deixar o legado para o futebol brasileiro é também mostrar ao mundo que nós não somos bons apenas em futebol”, afirma.
Trade acrescentou que já foi realizado seminário de Marketing e Comunicação e que em setembro será realizado o seminário de estádios. Também segundo o diretor serão feitos debates sobre os setores de transporte, saúde e segurança. “Nós nos comprometemos a sediar o maior evento esportivo do mundo e vamos fazê-lo com excelência”, disse. E agradeceu ao Governo do Estado a boa receptividade para a realização do seminário, ao qual o Governador emendou: “Desfrutem do Ceará e de Fortaleza. Desfrutem da nossa hospitalidade, de nossas praias, do nosso artesanato, da nossa culinária”, convidou.
Na ocasião, o secretário Ferruccio Feitosa adiantou que a implosão da área central do Castelão está marcada para o próximo dia 12 de junho e será feita por uma empresa com experiência em implosões e a única no Brasil com certificação ISO. O secretário de Projetos Especiais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Aciolly, tranqüilizou sobre o andamento das obras do Município, justificando que todas elas precisam de projetos bem definidos, licenciamentos, audiências públicas e isso está acontecendo dentro do prazo.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto da cobertura do Maracanã é divulgado. Estádio pronto em 2012

‘Vamos entregar a mais moderna arena do mundo’, garante Luiz Fernando Pezão, vice-governador e secretário de Obras do Estado do RJ

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro  

Um novo Maracanã será entregue aos cariocas em dezembro de 2012. Com cobertura nova, o estádio, que servirá de palco para a final da Copa do Mundo de 2014, se tornará mais moderno, confortável e seguro. E, para isso, serão investidos R$ 956.787.720,00 nas obras, cujo o orçamento final foi apresentado nesta terça-feira, em Brasília, pelo vice-governador e secretário de Obras do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pelo presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno, e pela secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, aos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).
Saiba mais sobre apresentação do novo Maracanã no G1
GALERIA: Confira as imagens do projeto do novo Maracanã
- Vamos entregar a mais moderna arena do mundo que está sendo preparada para receber a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, atendendo aos requisitos da FIFA e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nós somos a primeira cidade a apresentar o projeto executivo. A reforma do Maracanã, que recebe cerca de cem eventos por ano, custará menos de R$ 1 bilhão. Enquanto a construção e a reforma do Wembley, na Inglaterra, que promove 16 eventos anuais, foi orçada em R$ 3 bilhões - afirmou o vice-governador, que apresentou aos técnicos as plantas da reforma.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)Novo Maracanã será entregue em 2012 (Foto: Divulgação)
De acordo com a secretaria de obras, os trabalhos para reforma do Estádio Jornalista Mário Filho estão dentro do cronograma. Na semana passada, as fundações para as novas arquibancadas e as rampas de acesso externas começaram a ser construídas. Cerca de 90% da parte interna, incluindo arquibancadas, vestiários, banheiros, salas de rádio e camarotes, já foram demolidos. Os 800 profissionais responsáveis pelas melhorias do estádio estão trabalhando em dois turnos: das 7h às 17h e das 19h às 5h.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)Maracanã terá capacidade para 80 mil pessoas
(Foto: Divulgação)
O valor orçado para a reforma ficou acima do esperado, por causa da necessidade de substituir a cobertura existente. A atual marquise foi condenada por laudos de órgãos nacionais e internacionais. Uma estrutura em lona tensionada, aprovada pelo Iphan por não descaracterizar a atual, vai proteger os torcedores da chuva e do calor. A estrutura tem durabilidade de 50 anos e garantia de 15 anos. Além de recursos estaduais, há um financiamento realizado junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
- A nova cobertura, que teve toda a sua estrutura aprovada, terá condições de luz mais uniformes, borda externa mais baixa e flexibilidade plena para instalação de equipamentos. Serão seis semanas para levantar a nova cobertura. Na demolição, podemos ver o quanto a marquise atual está degradada. Todas as premissas devem ser entregues até o dia 15 de junho. - explicou Ícaro Moreno.
Maracanã receberá certificação ambiental
Transformar o Maracanã em um estádio ecologicamente correto também está entre as prioridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, preparado segundo o sistema Leardership In Energy and Environmental Design (LEED), prevê a utilização de dispositivos economizadores de água e a implantação de um sistema de captação de água de chuva, resultando em uma economia de 50% no que se refere à irrigação do gramado. Além disso, um moderno sistema de iluminação ajudará a reduzir o consumo de energia em 6%. Serão 23.500 luminárias econômicas de LER.
Mais conforto para os torcedores
A capacidade do novo Maracanã, antes prevista para 76.525 cadeiras, será aumentada para 80 mil lugares. Para oferecer mais conforto aos torcedores, serão construídos 110 camarotes, entre as arquibancadas superior e inferior, e quatro conjuntos de rampas; instalados mais onze elevadores, totalizando 16, e seis escadas rolantes, aumentando para 12; aumentado a distância entre as cadeiras de 48cm para 50cm; e colocados assentos rebatíveis nas novas cadeiras. O estádio contará com 3.860 alto-falantes, 314 câmeras de segurança, 360 monitores de TV, quatro telões e 36 mil metros quadrados de área refrigerada.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)A nova cobertura do Maracanã usará a água da chuva para irrigar o gramado e alimentar os banheiros. Projeto visa economizar 50% do consumo de água no estádio (Divulgação)
As obras também vão permitir ao torcedor assistir aos jogos em uma posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, ficar mais perto do campo. A parte inferior, onde ficavam as cadeiras azuis, será elevada em cerca de cinco metros. A parte superior vai avançar 12 metros em direção ao campo. O padrão de visibilidade determina que todos os espectadores possam enxergar sobre a cabeça do torcedor sentado duas fileiras à frente, em uma linha reta.
A setorização, que permite ao torcedor saber como chegar à área de arquibancada, facilitará a saída do estádio, que deverá ocorrer em apenas oito minutos. Já o gramado será mais resistente e adequado ao clima brasileiro. A construção de um túnel de acesso ao campo, além da readequação dos quatro existentes, também está entre as novidades. A área da imprensa recebeu um centro de mídia, com áreas de redação, estúdios e um auditório com 450 lugares, além de um espaço dedicado à transmissão que será acomodada no anel superior.
- A apresentação do projeto de reforma tem um conteúdo simbólico e prático. Serve de referência para outras obras que serão realizadas para a Copa do Mundo. O Rio de Janeiro demonstra total transparência no uso dos recursos públicos. Até hoje, o governo estadual ainda não precisou captar muitos recursos da União. Do orçamento total, que podia ultrapassar 50%, o Estado do Rio utilizou 35% - disse o presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, depois da apresentação do projeto executivo.
maracanã novo projeto (Foto: Divulgação)Maracanã terá 112 camarotes (Foto: Divulgação)

 

sábado, 14 de maio de 2011

Otimismo ao menos no discurso

Secretário Ferruccio Feitosa garante manter cronograma do Castelão mesmo com Fortaleza fora da Copa das Confederações


Prazo mantido. Aconteça o que acontecer. O secretário especial da Copa de 2014 pelo Governo do Estado, Ferruccio Feitosa, garante que mesmo com Fortaleza fora da Copa das Confederações o cronograma de entrega do Castelão seguirá o mesmo. Ou seja, a promessa é concluir a reforma do estádio em dezembro de 2012, para inspeção da Fifa.

“Para o evento Copa do Mundo o que a Fifa precisa é do Castelão. E esse compromisso eu assumo dentro do prazo combinado”, destacou, durante coletiva, ontem, no Palácio Iracema. Na ocasião, o secretário classificou como “brincadeira de mau gosto” a informação de que a Capital está fora da lista de cinco sedes da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador) divulgada na quinta-feira pelo Jornal Nacional, da TV Globo.


Ferruccio se apoia na tese de que a Fifa, em seu site oficial, comunicou que só definirá as sedes para o torneio teste do Mundial 2014 no dia 29 de julho, após reunião com o Comitê Organizador Local (COL). “Só acredito em notícia oficial. Nossa candidatura está mantida”, cravou Ferruccio, que evitou comentar perguntas sobre um possível fracasso na candidatura de Fortaleza. “Coisas extra-oficiais não merecem comentários”, disparou.


O COL não confirma nem desmente que Fortaleza está fora do torneio. “Não iremos nos posicionar além do que está nesse comunicado”, disse ao O POVO a assessoria de imprensa do Comitê.


ETAPAS DA OBRA DO CASTELÃO

A Secretaria Especial da Copa do Mundo de 2014 do Governo dividiu a obra de reforma do Castelão em quatro etapas:

ETAPA 1: Edifício-sede da Secretaria de Esporte do Estado e 1ª etapa do estacionamento coberto (900 vagas)

ETAPA 2: 2ª Etapa do estacionamento coberto (850 vagas)

ETAPA 3: Edifício central (equivalente às principais ações de reforma na parte interna do novo Castelão)

ETAPA 4: Conclusão, disponibilização e início da operação e totalidade do estádio

Dados do novo Castelão:
- Assentos 100% cobertos
- Capacidade bruta: 67.037 espectadores
- Capacidade líquida: 63.503
- Área total construída: 165 mil metros quadrados
- Área de hospitalidade para 3.468 espectadores
- 45 camarotes
- Área VIP: 769 espectadores
- Área de imprensa para 2.765 jornalistas
- Estacionamento: 1.750 vagas
- Restaurante de 1.000 metros quadrados
- Tempo máximo de evacuação do estádio: 8 minutos
- Museu do Futebol: 15 mil metros quadrados

Fonte: Secopa


Bruno Balacó
brunobalaco@opovo.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Exclusão de Curitiba da Copa das Confederações surpreende secretário

Do UOL Esporte
Em Curitiba 
O secretário municipal para Assuntos da Copa, Luíz de Carvalho, disse que ficou surpreso com a notícia de que Curitiba está fora da Copa das Confederações, em 2013, torneio que reúne seleções campeãs continentais e antecede o Mundial de 2014.
“Caso se confirme essa informação, fico muito surpreso e decepcionado”, disse ele ao jornal Gazeta do Povo, ressaltando que o anúncio ainda não é definitivo. “Não tem nada no site da Fifa, então não é oficial ainda”, completou
  • Secretário disse não acreditar que atraso nas obras da Arena da Baixada prejudique Curitiba Secretário disse não acreditar que atraso nas obras da Arena da Baixada prejudique Curitiba
.
Carvalho disse que não sabe os motivos pelos quais a cidade seria excluída.  Ele afirmou não acreditar que foi por causa do impasse em torno do financiamento das obras da Arena da Baixada. Inicialmente orçado em R$ 135 milhões, o custo já teria subido para R$ 220 milhões.
“Não sei como eles decidiram isso. Estamos dentro dos prazos e muito à frente de outras cidades. Não consigo entender qual seria o motivo”, disse  o secretário ao jornal.
Diante da paralisia causada pelo aumento no orçamento, o Atlético-PR busca alternativas. Nesta semana, representantes da Construtora OAS estiveram na Arena, abrindo a possibilidade de uma parceria para concluir o estádio. O assunto também será discutido em uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, marcada para o próximo dia 31.
 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sem SP, Ferruccio aponta Fortaleza como uma das favoritas para Copa das Confederações

(Gustavo de Negreiros)



O anúncio da cidade de São Paulo como uma das descartadas para a Copa das Confederações fez aumentar a confiança na cidade de Fortaleza como uma das cinco sedes da Copa das Confederações. O titular da Secretaria Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, acredita que o município está bem cotado para a competição, ainda mais depois da eliminação de uma forte candidata.
"Estamos fortes entre os cinco principais candidatos. A decisão é da FIFA, mas sabemos que todo o cronograma do Castelão está sendo cumprido. O estádio tem que estar pronto e vamos chegar a isso".
O planejamento é que em dezembro de 2012, o Castelão esteja com 95% da obra pronta, somente com os últimos ajustes para a conclusão em abril de 2013", acredita o secretário.
Ainda segundo Ferruccio, a decisão da Fifa sobre as cinco sedes da Copa das Confederações deve sair em dezembro de 2012. Sobre as possibilidades pontua:
"Fortaleza é uma forte candidata à Copa das Confederaçoes e fez isso formalmente para que essa possiblidade aconteça. Estamos totalmente dentro do cronograma", afirma.
Implosão
O secretário da Copa também anunciou em primeira mão que parte do estacionamento do Castelão já deve ser entregue em agosto deste ano. Além disso, até o fim do mês de maio, deve ser implodido o setor central do estádio.
Do Diário do Nordeste

domingo, 8 de maio de 2011

Sai lista prévia dos CTs para a Copa 2014

Apenas os CTs do Ceará, o estádio Elzir Cabral e dois hotéis em Aquiraz podem receber as equipes
Quatro locais no Ceará foram pré-selecionados pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa para abrigarem os Centro de Treinamento (CTs) durante os jogos. São eles: o CT do Ceará, o estádio Elzir Cabral (Ferroviário) e os CTs instalados nos hotéis Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort e Beach Park, no município vizinho, de Aquiraz.
Na lista dos locais de treinamento preparados para servir como CTS (Centro de Treinamento de Seleções) divulgada no sábado (7), a surpresa foi a exclusão dos CT’s do São Paulo, do Palmeiras e do Corinthians.
A Fifa lembra que estar na lista não significa que o local será aprovado definitivamente pelo Comitê Organizador e uma garantia de que será utilizado na Copa do Mundo.
De acordo com a entidade, os locais que estão na lista “atendem apenas aos requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros”.
Quase todos locais serão visitados entre esta semana e o final de julho e, após uma análise, a lista será reduzida até chegar à primeira relação de potenciais CTS. As visitas serão feitas por uma empresa que presta serviços técnicos ao Comitê – a Arena.
A lista final com os CTS deve sair até o fim do ano, e o Comitê Organizador precisa oferecer um número mínimo de 64 locais, embora defenda a indicação de 90 lugares.
Os representantes das seleções nacionais poderão visitar e conhecer os locais aprovados pelo Comitê nos próximos anos. A escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013.
As federações nacionais podem escolher livremente onde vão treinar para a Copa do Mundo, ou seja, a Fifa e o Comitê Organizador não interferem na escolha do CTS.
Veja a lista com os centros de treinamento que podem receber seleções
Alagoas
Maceió – Estádio Rei Pelé
Amapá
Macapá – Estádio Milton Corrêa (Zerão)
Amazonas
Rio Preto da Eva – Estádio Francisco Garcia
Bahia
Camaçari – Estádio Armando Oliveira
Ilhéus – Cana Brava Resort Hotel
Mata de São João – Tivoli Eco Resort Praia do Forte (Campo de Treinamento)
Porto Seguro – Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães
Porto Seguro – Vela Branca
Salvador – Vila Canária (Esporte Clube Ypiranga)
São Francisco do Conde – Centro Esportivo e de Formação Educativa e Cultural (Cesfe)
Trancoso – Campo de Futebol Village de Trancoso
Ceará
Aquiraz – Centro de Treinamento do Ceará
Aquiraz – CT do Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort
Aquiraz – CT do Beach Park
Fortaleza – Estádio Elzir Cabral
Espírito Santo
Domingos Martins – Hotel Fazenda Parque do China
Guarapari – Centro de Treinamento Flamboyant
Serra – Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (AERT)
Vitória – Estádio Estadual Kleber Andrade
Vitória – Centro de Treinamento Jaime Navarro de Carvalho
Goiás
Goiânia – Centro de Treinamento Edmo Pinheiro (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (Vila Nova F.C.)
Goiânia – Centro de Treinamento Parque Anhanguera (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – CT Urias Magalhães (Atlético)
Goiânia – Estádio da Serrinha (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – CT Governador Marconi Perillo (Vila Nova F.C.)
Goiânia – Estádio Antônio Acciolly (Atlético)
Maranhão
São José de Ribamar – Academia Ribamar
São Luís – Complexo Esportivo Governador João Castelo
Mato Grosso
Barra do Garças – Estádio Zeca Costa
Cuiabá – Hotel Fazenda Mato Grosso
Cuiabá – Rondon Pantanal Eco Resort
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza
Minas Gerais
Araxá – Estádio Municipal Fausto Alvim
Extrema – Hotel Fazenda das Amoreiras
Juiz de Fora – Estádio Municipal Radialista Mario Helênio
Matias Barbosa – Hotel Haras Morena
Montes Claros – Estádio José Maria Melo
Uberlândia – Complexo Municipal Virgílio Galassi
Paraíba
João Pessoa – Vila Olímpica Ronaldo Marinho
Paraná
Cascavel – Estádio Olímpico de Cascavel – Regional Arnaldo Busatto
Curitiba – Clube Bosch
Foz do Iguaçu – Estádio do ABC
Foz do Iguaçu – Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)
Londrina – Estádio Jacy Scaff (Estádio do Café)
Londrina – CT SM Sports
Londrina – CT PSTC (Paraná Soccer Technical Center)
Maringá – Estádio Regional Willie Davids
Paranaguá – Estádio Fernando Scharbuh Farah (Gigante do Itiberê)
Paranavaí – Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner
São José dos Pinhais – Hotel Paraná Golf
São José dos Pinhais – Estádio Municipal do Pinhão
Pernambuco
Gravatá – Centro de Treinamento Sport Club do Recife
Gravatá – Estádio Municipal José Salgado da Silva
Jaboatão dos Guararapes – CT da Lagoa Azul
Paulista – Estádio Municipal de Paulista
Recife – Centro de Treinamento Wilson Campos
Rio de Janeiro
Búzios – Búzios Esporte Clube
Macaé – Estádio Municipal Cláudio Moacir
Petrópolis – Estádio Atílio Marotti
Petrópolis – Centro de Treinamento Vale do Carangola
Teresópolis – Teresópolis Futebol Clube
Rio Grande do Norte
Natal – Frasqueirão / Complexo Esportivo Vicente Farache
Rio Grande do Sul
Alvorada – Pedra Branca Futebol Clube
Bento Gonçalves – Estádio Montanha dos Vinhedos
Canela – Campo de Treinamento no Hotel Continental Canela
Canoas – Universidade Luterana do Brasil
Caxias do Sul – Estádio Francisco Estédile (Centenário)
Farroupilha – Estádio Municipal de Esportes
Gramado – Vila Olímpica Várzea Grande
Novo Hamburgo – Estádio do Vale
Osório – Centro Esportivo Professor Davi José Fleck
Pelotas – Fragata Futebol Clube
Santo Antônio da Patrulha – Parque da Guarda
Viamão – Centro de Treinamento Vila Ventura
Santa Catarina
Florianópolis – Campo do Costão do Santinho Resort Golf & Spa
Florianópolis – Centro de Treinamento do Avaí
Florianópolis – Estádio Orlando Scarpelli
Joinville – Estádio Municipal Arena Joinville
São Paulo
Águas de Lindóia – Oscar Inn Eco Resort
Águas de Lindóia – Brasilis Futebol Clube
Águas de Lindóia – Villa Di Mantova
Águas de São Pedro – Complexo Esportivo Prefeito Armando Brandini
Atibaia – Bourbon Atibaia Spa & Resort
Barueri – Centro de Treinamento Barueri/Vila Porto
Barueri – Arena Barueri
Bauru – CEDESP/ Centro de Desenvolvimento Esportivo
Bauru – Estádio Alfredo de Castilho
Bragança Paulista – Estádio Nabi Abi Chedid
Bragança Paulista – Hotel Villa De Santo Agostinho (Projeto de Campo de Treinamento)
Bragança Paulista – Hotel Fazenda Dona Carolina (Projeto de Campo de Treinamento)
Campinas – Centro de Formação de Atletas/Associação Atlética Ponte Preta
Campinas – Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Campos do Jordão – Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Campos Do Jordão (CETAR)
Caraguatatuba – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves
Cotia – Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel (São Paulo Futebol Clube)
Guaratinguetá – 500 Hotel e Golfe – Projeto de Campo de Treinamento
Guaratinguetá – Escola de Especialistas da Aeronáutica
Guarujá – Estádio Municipal Antônio Fernandes
Guarujá – Forte dos Andradas
Guarulhos – Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira
Guarulhos – Centro de Treinamento do Palmeiras II
Guarulhos – Arena Esportiva Osvaldo de Carlos
Itu – Spa Sport Resort Ltda.
Itu – Estádio Dr. Novelli Júnior
Jaguariúna – Estádio Alfredo Chiavegato
Jaguariúna – Hotel Duas Marias (campo a ser construído)
Jarinú – Estância Santa Filomena
Jundiaí – Clube Jundiaiense
Jundiaí – Estádio Dr. Jayme Cintra
Limeira – Estádio Municipal Major Levy Sobrinho
Limeira – Estádio Comendador Agostinho Prada
Mirassol – Clube Monte Líbano
Mirassol – Centro de Treinamento Bolão
Mirassol – Estádio Municipal José Maria de Campos Maia
Mogi das Cruzes – Estádio Francisco Nogueira
Mogi das Cruzes – Paradise Golf & Lake Resort (campo a ser construído)
Piracicaba – Estádio Municipal Barão da Serra Negra
Piracicaba – Universidade Metodista de Piracicaba
Piracicaba – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Presidente Prudente – Estádio Municipal Eduardo José Farah
Ribeirão Preto – Estádio Santa Cruz
Ribeirão Preto – Estádio do Comercial F.C.
Ribeirão Preto – Olé Brasil
Santo André – Estádio Municipal Bruno José Daniel
Santos – Centro de Treinamento Rei Pelé
Santos – Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
São Bernardo do Campo – Estádio Primeiro de Maio
São Carlos – Universidade Federal de São Carlos
São Carlos – Estádio Luis A. de Oliveira
São Carlos – Dahma Golf Resort
São José do Rio Preto – Estádio Benedito Teixeira
São José do Rio Preto – Rio Preto Automóvel Clube
São José dos Campos – Centro Técnico Aeroespacial (CTA)
São José dos Campos – Estádio Martins Pereira
São José dos Campos – Primeira Camisa (projeto novo)
São José dos Campos – Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
São Paulo – Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo
São Paulo – Estádio Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé)
São Roque – Centro Internacional de Formação de Atletas (Cifa)
São Roque – CT do Palmeiras
Sorocaba – Clube Atlético Sorocaba
Sorocaba – Estádio Municipal Walter Ribeiro
Sergipe
Barra dos Coqueiros – Dioro Resort e Convention
Com informações do R7

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inácio Arruda é nomeado relator do projeto de reforma do Castelão

O Governo pretende acelerar as obras para que a cidade possa sediar os jogos da fase final da Copa.
04.05.2011| 19:23
Inácio Arruda conduzirá os trabalhos de contratação da reforma do Castelão (Foto: DIVULGAÇÃO/SENADO) Inácio Arruda conduzirá os trabalhos de contratação da reforma do Castelão (Foto: DIVULGAÇÃO/SENADO)
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi nomeado nesta quarta-feira, 4, relator do processo de contratação para a reforma do estádio Castelão. As obras para a Copa do Mundo de 2014 fazem parte da Parceria Pública Privada (PPP) que prever a reforma e ampliação da estrutura do estádio.

Além disso, o projeto inclui a construção, operação e manutenção do estacionamento e do edifício-sede da Secretaria de Esportes do Estado.

O Senado deve subsidiar eventuais análises pelos órgãos competentes da capacidade do governo para ampliar o seu nível de endividamento e pronunciar-se sobre os limites e parâmetros contidos na lei das PPPs.

O senador do PCdoB lembra que empreendimentos estaduais que requeiram a contratação de empréstimos pela administração pública precisam passar pelo crivo do Senado, como prevê a legislação, e em "conformidade com as condições fixadas pelo Senado", diz Inácio. "Avaliaremos o ofício, observando este critério”, afirmou.
Saiba mais

As obras do estádio Castelão iniciaram no dia 31 de março deste ano já com atrasos. O Governo pretende acelerar as obras para que a cidade possa sediar os jogos da fase final da Copa. Outra razão para agilizar as obras é a possibilidade de o estádio poder ser palco também dos jogos da Copa das Confederações em 2013.

O projeto está orçado em R$ 518 milhões e a previsão é de que o Castelão seja entregue em 30 de abril de 2013.

Redação O POVO Online

domingo, 1 de maio de 2011

Candidato à presidência da Fifa pode pagar estádio corintiano, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Ainda sem ter todas as garantias financeiras, o Corinthians pode ter uma nova solução para tirar do papel seu novo estádio. De acordo com reportagem publicada pelo Jornal de Tarde deste sábado, o empresário do Qatar e candidato à presidência da Fifa Mohamed Bin Hammam pode bancar parte da obra em Itaquera.
O milionário árabe está na América do Sul para tentar angariar votos para a eleição da entidade máxima do futebol mundial e, para isso, promete aliviar as críticas em relação à Copa de 2014, no Brasil, caso seja eleito. O foco é o presidente da CBF, Ricardo Teixeira
  • Novas imagens do projeto para construção do estádio do Corinthians em Itaquera Novas imagens do projeto para construção do estádio do Corinthians em Itaquera
.
Já em sua passagem pela cidade de São Paulo, antes de ir à Assunção, no Paraguai, para conversar com dirigentes da Conmebol, ele sinalizou a possibilidade de fechar um acordo para apoiar o estádio corintiano e confirmá-lo na abertura do Mundial.
Para isso, ele compraria o Naming Right do estádio para colocar o nome do Qatar no local. Com isso, ele pagaria parte do financiamento para sua construção. Assim, se for eleito na Fifa em 1º de junho, oficializaria seu próprio estádio como sede do primeiro jogo da Copa de 2014.
Esse não seria o primeiro grande acordo Mohamed Bin Hammam com um grande clube do mundo. Ele já conseguiu colocar o nome do seu país (via Qatar Foundation) na camisa do Barcelona, se tornando o primeiro patrocinador do clube espanhol, pelo valor de 170 milhões de euros.
 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Alckmin diz que 'só falta resolver questão do terreno' para Copa em SP


Governador afirma que projetos estão prontos e recursos, liberados. 
Ministro do Esporte revela preocupação com abertura da Copa na cidade.

Roney DomingosDo G1 SP
Um dia depois de o ministro do Esporte, Orlando Silva, dizer que estava preocupado com o andamento das obras na cidade de São Paulo para a realização da Copa do Mundo de 2014,  o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que os investimentos que cabem ao governo paulista estão em ordem e que o cumprimento do prazo depende do atendimento a exigências do Ministério Público.

"O caminho é que a abertura da Copa do Mundo seja no estádio do Corinthians, lá em Itaquera. Todo o modelo está formulado. A parte do governo do estado, que são as obras para o polo institucional da Zona Leste, já foi assinada. Os recursos estão liberados. É só agora resolver a questão do terreno. A informação que eu tenho é que está para se resolver nos próximos dias com o Ministério Público. E aí as obras estarão prontas, sim, para oferecer as melhores condições para a abertura da Copa do Mundo, para o congresso da Fifa e para o encontro internacional de mídia", disse Alckmin.
Um dia depois de o ministro do Esporte, Orlando Silva, dizer que estava preocupado com o andamento das obras na cidade de São Paulo para a realização da Copa do Mundo de 2014,  o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que os investimentos que cabem ao governo paulista estão em ordem e que o cumprimento do prazo depende do atendimento a exigências do Ministério Público.

"O caminho é que a abertura da Copa do Mundo seja no estádio do Corinthians, lá em Itaquera. Todo o modelo está formulado. A parte do governo do estado, que são as obras para o polo institucional da Zona Leste, já foi assinada. Os recursos estão liberados. É só agora resolver a questão do terreno. A informação que eu tenho é que está para se resolver nos próximos dias com o Ministério Público. E aí as obras estarão prontas, sim, para oferecer as melhores condições para a abertura da Copa do Mundo, para o congresso da Fifa e para o encontro internacional de mídia", disse Alckmin.
Do site Globo.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sindicato vê atraso de um ano e pede Dilma na coordenação da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Nesta terça-feira, uma audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados discutiu os prazos para as obras da Copa do Mundo de 2014. E, segundo alertaram os representantes do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) falta planejamento ao Brasil. A entidade pediu ainda que Dilma assuma a coordenação para o Mundial.
Para o presidente nacional do Sinaenco, João Roberto Viol, as ações devem ser mais coordenadas e Dilma deveria assumir a frente, porque a Copa foi um compromisso feito pelo Brasil.
Ele disse que o Brasil está com os preparativos atrasados em pelo menos um ano. “Há tempo, mas não há folgas. Faltou planejamento”, afirmou Viol, àAgência Brasil.
Uma preocupação é com o risco de maus projetos, que comprometeriam os prazos e a qualidade das obras de construção e reforma de estádios para a Copa do Mundo de 2014.
“Um mau projeto compromete a obra. Não dá para começar o empreSindicato da Arquitetura e da Engenharia pede para Dilma centralizar a coordenação da Copa de 2014
Sindicato da Arquitetura e da Engenharia pede para Dilma centralizar a coordenação da Copa de 2014endimento sem ter feito um bom projeto, é a receita para o desastre”, disse o presidente do Sinaenco de São Paulo, José Roberto Bernasconi, durante audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados.
A apresentação de projetos incompletos ou com atraso tem comprometido a liberação de recursos para as obras. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), dos R$ 3,5 bilhões previstos para a construção e reforma de estádios, apenas R$ 6 milhões foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
*Com informações da Agência Brasil

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Obras na Fonte Nova avançam, mas cronogramas não são divulgados

Em vistoria, Crea/BA detecta pequeno atraso, mas não tem acesso ao calendário da construção

Por Tamires Fukutani Salvador
Obras na Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/ GLOBOESPORTE.COM)Já é possível vislumbrar os contornos da estrutura
(Foto: Eric Luis Carvalho)
Em 29 de agosto do ano passado, o Brasil inteiro assistiu pela televisão à implosão da Fonte Nova, em Salvador. Encerravam-se ali as memórias de um acidente trágico que matou sete torcedores, em 25 de novembro de 2007. As estruturas de um gigante frágil e debilitado foram reduzidas a pó em alguns segundos, abrindo caminho para a construção de um novo estádio, uma arena multiuso, com capacidade para abrigar 50 mil pessoas. As lembranças de um estádio que marcou a história da cidade deram lugar aos sonhos daqueles que aguardam a Copa do Mundo de 2014. Projetos, promessas e projeções permeiam o imaginário de torcedores que esperam poder reconstruir na nova Fonte as alegrias de antigamente. Mas um temor é unânime: será que o estádio sai a tempo do Mundial?
Confira a galeria de fotos das obras da Arena Fonte Nova
O diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova garante que sim. De acordo com José Luiz Góis, o estádio será entregue, inclusive, com antecedência para receber a Copa das Confederações:
- Vamos entregar com certa folga, em dezembro de 2012. A data da Copa das Confederações ainda não está definida, mas será entre maio e junho de 2013. Estamos “replanejando” a obra para garantir a conclusão antes da competição, para, assim, a Fifa operar e preparar o equipamento para o primeiro grande teste.
Obras na Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/ GLOBOESPORTE.COM)Etapa de fundação já começou, com a implantação
das vigas (Foto: Eric Luis Carvalho)
Quem passa pelo Dique do Tororó, região onde fica a Fonte Nova, já pode ver as vigas de metal presas ao solo. O ritmo das máquinas é incessante. No entanto, uma vistoria realizada nas obras na última semana detectou um pequeno atraso. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea/BA), Jonas Dantas, destaca que a etapa de fundação começou mais tarde do que prometido e que o prazo de entrega, inclusive, já foi estendido.
- Há atraso de mais ou menos um mês e meio no calendário. A Secretaria de Trabalho e Emprego já sinaliza que a conclusão deve acontecer em janeiro ou fevereiro de 2013, não mais em dezembro de 2012.
Durante a inspeção, a Fonte Nova Participações e Negócios, concessionária responsável pela construção, justificou o retardo nesta etapa da obra. O atraso na liberação de recursos do BNDES, por conta de pendências com Tribunal de Contas da União (TCU), teria atrapalhado o andamento do cronograma.
Mas os torcedores mais preocupados podem ficar tranquilos. Segundo Dantas, o atraso não deve impedir que a obra seja concluída a tempo da Copa das Confederações. E José Luiz Góis acrescenta que o calendário da construção inclui a previsão de possíveis impasses que possam retardar seu término:
- O saldo atual é positivo. Dependemos das chuvas, mas existe um planejamento já contando com este período dentro do cronograma, consideramos dentro da praticabilidade. Quantidade, intensidade das chuvas e outros aspectos... Já consideramos isso – afirmou Góis.
Construção andando a contento, mas cronogramas não são divulgados
Apesar do avanço visível das obras na arena, Jonas Dantas ressalta que os cronogramas físico-financeiros da concessionária responsável pela construção não foram apresentados. Durante a vistoria realizada pelo Crea/BA na última semana, Dantas não teve acesso ao calendário, necessário para um diagnóstico preciso sobre o andamento das atividades.
- Quando entramos nas obras, houve dificuldade de acesso aos cronogramas para que pudéssemos determinar se há atraso. Os técnicos nos informaram verbalmente, dizendo que estão desenvolvendo tudo conforme pedido pelo governo – contou o presidente do Crea/BA.
Mesmo assim, Dantas afirma que o órgão vai insistir em obter toda a documentação necessária:
- Nós vamos continuar cobrando todos os dados, principalmente os cronogramas, pra que a gente possa detectar possíveis atrasos. Eles têm obrigação de dar informações e nós temos que agir de forma proativa, ajudar na correção do que precisa ser adequado.

Questionado sobre tal calendário, o diretor de Engenharia da Arena afirma apenas que o estádio será entregue dentro do prazo exigido.
- Não temos um período de entrega, temos um “deadline”. Nosso prazo é 34 meses, que foi passado pela Fifa. O cronograma varia de acordo com a cidade-sede e estamos seguindo o nosso. Estamos totalmente no tempo da obra.
As vistorias serão realizadas em todos os estádios brasileiros que vão sediar jogos da Copa do Mundo pelo Crea, Ministério Público e outros seis órgãos. Salvador foi a terceira cidade a ser avaliada – Brasília e Belo Horizonte foram as primeiras. O processo de inspeção só deve terminar em junho, após visita ao Itaquerão, em São Paulo.
Um projeto grandioso
A Arena Fonte Nova, que tinha investimento inicial previsto para 591 milhões de reais, vai custar cerca de 1,6 bilhão, de acordo com números divulgados pelo TCU. Após a conclusão da construção, o estádio será operado pela Fonte Nova Negócios e Participações por 35 anos.
O projeto prevê a construção de três níveis de arquibancada com assentos cobertos e capacidade para 50 mil espectadores, além de 70 camarotes. A arena deve contar ainda com um restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó e cerca de duas mil vagas de estacionamento. De acordo com a concessionária, a estrutura também vai abrigar um Museu do Futebol, Fun Shop e business lounge, que funcionarão independentemente dos jogos.
Do Site Globo.com Copa do Mundo 2014

sexta-feira, 15 de abril de 2011

BNDES aprova financiamento para construção da Arena Pernambuco

O programa BNDES ProCopa Arenas financia em até R$ 400 milhões a construção ou reforma dos 12 estádios brasileiros que receberão jogos da Copa 2014
15.04.2011

Obra deverá ser concluída em 30 meses (Foto: DIVULGAÇÃO) Obra deverá ser concluída em 30 meses (Foto: DIVULGAÇÃO)
A Sociedade de Propósito Específico (SPE) Arena Pernambuco Negócios e Investimentos vai receber R$ 280 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do estádio em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, uma das 12 sedes Copa do Mundo de 2014.

O financiamento foi aprovado nesta quinta-feira, 14, pelo banco, por meio do programa BNDES ProCopa Arenas.

O programa BNDES ProCopa Arenas financia em até R$ 400 milhões a construção ou reforma dos 12 estádios brasileiros que receberão jogos da Copa 2014. Até o momento, já pediram empréstimo do programa BNDES ProCopa Arenas os estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, de Mato Grosso, de Minas Gerais, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. O programa tem vigência até 31 de dezembro próximo.

Obras

A Arena Pernambuco é formada pela Odebrecht Participações e pela Construtora Norberto Odebrecht Brasil. De acordo com o BNDES, outro financiamento com recursos do ProCopa Arenas, no valor de R$ 400 milhões, foi aprovado em janeiro deste ano para o governo pernambucano. Os recursos vão ressarcir a SPE Arena Pernambuco após a entrada em operação do estádio.

O consórcio vencedor da licitação ficará responsável pela construção, operação e manutenção do estádio pelo prazo de 33 anos. A obra deverá ser concluída em 30 meses. O estádio retornará ao governo de Pernambuco em 2043.
 
Agência Brasil