segunda-feira, 25 de abril de 2011

Alckmin diz que 'só falta resolver questão do terreno' para Copa em SP


Governador afirma que projetos estão prontos e recursos, liberados. 
Ministro do Esporte revela preocupação com abertura da Copa na cidade.

Roney DomingosDo G1 SP
Um dia depois de o ministro do Esporte, Orlando Silva, dizer que estava preocupado com o andamento das obras na cidade de São Paulo para a realização da Copa do Mundo de 2014,  o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que os investimentos que cabem ao governo paulista estão em ordem e que o cumprimento do prazo depende do atendimento a exigências do Ministério Público.

"O caminho é que a abertura da Copa do Mundo seja no estádio do Corinthians, lá em Itaquera. Todo o modelo está formulado. A parte do governo do estado, que são as obras para o polo institucional da Zona Leste, já foi assinada. Os recursos estão liberados. É só agora resolver a questão do terreno. A informação que eu tenho é que está para se resolver nos próximos dias com o Ministério Público. E aí as obras estarão prontas, sim, para oferecer as melhores condições para a abertura da Copa do Mundo, para o congresso da Fifa e para o encontro internacional de mídia", disse Alckmin.
Um dia depois de o ministro do Esporte, Orlando Silva, dizer que estava preocupado com o andamento das obras na cidade de São Paulo para a realização da Copa do Mundo de 2014,  o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que os investimentos que cabem ao governo paulista estão em ordem e que o cumprimento do prazo depende do atendimento a exigências do Ministério Público.

"O caminho é que a abertura da Copa do Mundo seja no estádio do Corinthians, lá em Itaquera. Todo o modelo está formulado. A parte do governo do estado, que são as obras para o polo institucional da Zona Leste, já foi assinada. Os recursos estão liberados. É só agora resolver a questão do terreno. A informação que eu tenho é que está para se resolver nos próximos dias com o Ministério Público. E aí as obras estarão prontas, sim, para oferecer as melhores condições para a abertura da Copa do Mundo, para o congresso da Fifa e para o encontro internacional de mídia", disse Alckmin.
Do site Globo.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sindicato vê atraso de um ano e pede Dilma na coordenação da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Nesta terça-feira, uma audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados discutiu os prazos para as obras da Copa do Mundo de 2014. E, segundo alertaram os representantes do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) falta planejamento ao Brasil. A entidade pediu ainda que Dilma assuma a coordenação para o Mundial.
Para o presidente nacional do Sinaenco, João Roberto Viol, as ações devem ser mais coordenadas e Dilma deveria assumir a frente, porque a Copa foi um compromisso feito pelo Brasil.
Ele disse que o Brasil está com os preparativos atrasados em pelo menos um ano. “Há tempo, mas não há folgas. Faltou planejamento”, afirmou Viol, àAgência Brasil.
Uma preocupação é com o risco de maus projetos, que comprometeriam os prazos e a qualidade das obras de construção e reforma de estádios para a Copa do Mundo de 2014.
“Um mau projeto compromete a obra. Não dá para começar o empreSindicato da Arquitetura e da Engenharia pede para Dilma centralizar a coordenação da Copa de 2014
Sindicato da Arquitetura e da Engenharia pede para Dilma centralizar a coordenação da Copa de 2014endimento sem ter feito um bom projeto, é a receita para o desastre”, disse o presidente do Sinaenco de São Paulo, José Roberto Bernasconi, durante audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados.
A apresentação de projetos incompletos ou com atraso tem comprometido a liberação de recursos para as obras. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), dos R$ 3,5 bilhões previstos para a construção e reforma de estádios, apenas R$ 6 milhões foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
*Com informações da Agência Brasil

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Obras na Fonte Nova avançam, mas cronogramas não são divulgados

Em vistoria, Crea/BA detecta pequeno atraso, mas não tem acesso ao calendário da construção

Por Tamires Fukutani Salvador
Obras na Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/ GLOBOESPORTE.COM)Já é possível vislumbrar os contornos da estrutura
(Foto: Eric Luis Carvalho)
Em 29 de agosto do ano passado, o Brasil inteiro assistiu pela televisão à implosão da Fonte Nova, em Salvador. Encerravam-se ali as memórias de um acidente trágico que matou sete torcedores, em 25 de novembro de 2007. As estruturas de um gigante frágil e debilitado foram reduzidas a pó em alguns segundos, abrindo caminho para a construção de um novo estádio, uma arena multiuso, com capacidade para abrigar 50 mil pessoas. As lembranças de um estádio que marcou a história da cidade deram lugar aos sonhos daqueles que aguardam a Copa do Mundo de 2014. Projetos, promessas e projeções permeiam o imaginário de torcedores que esperam poder reconstruir na nova Fonte as alegrias de antigamente. Mas um temor é unânime: será que o estádio sai a tempo do Mundial?
Confira a galeria de fotos das obras da Arena Fonte Nova
O diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova garante que sim. De acordo com José Luiz Góis, o estádio será entregue, inclusive, com antecedência para receber a Copa das Confederações:
- Vamos entregar com certa folga, em dezembro de 2012. A data da Copa das Confederações ainda não está definida, mas será entre maio e junho de 2013. Estamos “replanejando” a obra para garantir a conclusão antes da competição, para, assim, a Fifa operar e preparar o equipamento para o primeiro grande teste.
Obras na Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho/ GLOBOESPORTE.COM)Etapa de fundação já começou, com a implantação
das vigas (Foto: Eric Luis Carvalho)
Quem passa pelo Dique do Tororó, região onde fica a Fonte Nova, já pode ver as vigas de metal presas ao solo. O ritmo das máquinas é incessante. No entanto, uma vistoria realizada nas obras na última semana detectou um pequeno atraso. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea/BA), Jonas Dantas, destaca que a etapa de fundação começou mais tarde do que prometido e que o prazo de entrega, inclusive, já foi estendido.
- Há atraso de mais ou menos um mês e meio no calendário. A Secretaria de Trabalho e Emprego já sinaliza que a conclusão deve acontecer em janeiro ou fevereiro de 2013, não mais em dezembro de 2012.
Durante a inspeção, a Fonte Nova Participações e Negócios, concessionária responsável pela construção, justificou o retardo nesta etapa da obra. O atraso na liberação de recursos do BNDES, por conta de pendências com Tribunal de Contas da União (TCU), teria atrapalhado o andamento do cronograma.
Mas os torcedores mais preocupados podem ficar tranquilos. Segundo Dantas, o atraso não deve impedir que a obra seja concluída a tempo da Copa das Confederações. E José Luiz Góis acrescenta que o calendário da construção inclui a previsão de possíveis impasses que possam retardar seu término:
- O saldo atual é positivo. Dependemos das chuvas, mas existe um planejamento já contando com este período dentro do cronograma, consideramos dentro da praticabilidade. Quantidade, intensidade das chuvas e outros aspectos... Já consideramos isso – afirmou Góis.
Construção andando a contento, mas cronogramas não são divulgados
Apesar do avanço visível das obras na arena, Jonas Dantas ressalta que os cronogramas físico-financeiros da concessionária responsável pela construção não foram apresentados. Durante a vistoria realizada pelo Crea/BA na última semana, Dantas não teve acesso ao calendário, necessário para um diagnóstico preciso sobre o andamento das atividades.
- Quando entramos nas obras, houve dificuldade de acesso aos cronogramas para que pudéssemos determinar se há atraso. Os técnicos nos informaram verbalmente, dizendo que estão desenvolvendo tudo conforme pedido pelo governo – contou o presidente do Crea/BA.
Mesmo assim, Dantas afirma que o órgão vai insistir em obter toda a documentação necessária:
- Nós vamos continuar cobrando todos os dados, principalmente os cronogramas, pra que a gente possa detectar possíveis atrasos. Eles têm obrigação de dar informações e nós temos que agir de forma proativa, ajudar na correção do que precisa ser adequado.

Questionado sobre tal calendário, o diretor de Engenharia da Arena afirma apenas que o estádio será entregue dentro do prazo exigido.
- Não temos um período de entrega, temos um “deadline”. Nosso prazo é 34 meses, que foi passado pela Fifa. O cronograma varia de acordo com a cidade-sede e estamos seguindo o nosso. Estamos totalmente no tempo da obra.
As vistorias serão realizadas em todos os estádios brasileiros que vão sediar jogos da Copa do Mundo pelo Crea, Ministério Público e outros seis órgãos. Salvador foi a terceira cidade a ser avaliada – Brasília e Belo Horizonte foram as primeiras. O processo de inspeção só deve terminar em junho, após visita ao Itaquerão, em São Paulo.
Um projeto grandioso
A Arena Fonte Nova, que tinha investimento inicial previsto para 591 milhões de reais, vai custar cerca de 1,6 bilhão, de acordo com números divulgados pelo TCU. Após a conclusão da construção, o estádio será operado pela Fonte Nova Negócios e Participações por 35 anos.
O projeto prevê a construção de três níveis de arquibancada com assentos cobertos e capacidade para 50 mil espectadores, além de 70 camarotes. A arena deve contar ainda com um restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó e cerca de duas mil vagas de estacionamento. De acordo com a concessionária, a estrutura também vai abrigar um Museu do Futebol, Fun Shop e business lounge, que funcionarão independentemente dos jogos.
Do Site Globo.com Copa do Mundo 2014

sexta-feira, 15 de abril de 2011

BNDES aprova financiamento para construção da Arena Pernambuco

O programa BNDES ProCopa Arenas financia em até R$ 400 milhões a construção ou reforma dos 12 estádios brasileiros que receberão jogos da Copa 2014
15.04.2011

Obra deverá ser concluída em 30 meses (Foto: DIVULGAÇÃO) Obra deverá ser concluída em 30 meses (Foto: DIVULGAÇÃO)
A Sociedade de Propósito Específico (SPE) Arena Pernambuco Negócios e Investimentos vai receber R$ 280 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do estádio em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, uma das 12 sedes Copa do Mundo de 2014.

O financiamento foi aprovado nesta quinta-feira, 14, pelo banco, por meio do programa BNDES ProCopa Arenas.

O programa BNDES ProCopa Arenas financia em até R$ 400 milhões a construção ou reforma dos 12 estádios brasileiros que receberão jogos da Copa 2014. Até o momento, já pediram empréstimo do programa BNDES ProCopa Arenas os estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, de Mato Grosso, de Minas Gerais, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. O programa tem vigência até 31 de dezembro próximo.

Obras

A Arena Pernambuco é formada pela Odebrecht Participações e pela Construtora Norberto Odebrecht Brasil. De acordo com o BNDES, outro financiamento com recursos do ProCopa Arenas, no valor de R$ 400 milhões, foi aprovado em janeiro deste ano para o governo pernambucano. Os recursos vão ressarcir a SPE Arena Pernambuco após a entrada em operação do estádio.

O consórcio vencedor da licitação ficará responsável pela construção, operação e manutenção do estádio pelo prazo de 33 anos. A obra deverá ser concluída em 30 meses. O estádio retornará ao governo de Pernambuco em 2043.
 
Agência Brasil

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nove aeroportos não devem ficar prontos para a Copa, aponta Ipea

Ao menos 9 dos 13 terminais não devem ser entregues a tempo do evento.
Estudo destaca ainda que 10 deles enfrentarão sobrecarga em 2014.

Do G1, em São Paulo
Movimento no aeroporto de Guarulhos, onde 48% dos voos atrasaram nesta quinta, segundo a Infraero  (Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo )Saguão do aeroporto de Guarulhos, em imagem de
arquivo (Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo )
Ao menos 9 dos 13 aeroportos brasileiros que estão em obras para a Copa de 2014 não devem estar prontos a tempo de receber o evento. Essa é a conclusão do estudo “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (14). “Constata-se uma situação preocupante, uma vez que os prazos estimados pela Infraero dificilmente serão cumpridos”, diz a nota.
Os aeroportos cujas obras não devem terminar em tempo hábil, de acordo com o Ipea, são os de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre. No caso de Curitiba, o Ipea diz que o aeroporto tem condições de ficar pronto para a Copa de 2014, “se não houver qualquer atraso no cronograma previsto”. No Galeão, a situação operacional é considerada adequada, enquanto no Recife as obras se referem apenas à construção de uma torre de controle.
Para chegar a essas conclusões, o Ipea se baseou no prazo médio de execução de obras públicas de infraestrutura, que, segundo o instituto, é de 92 meses, ou seja, mais de 7 anos. “Toda obra de infraestrutura de grande porte no Brasil deve cumprir uma série de
etapas até sua finalização. Inicialmente, há a elaboração do projeto, seguida da liberação
da licença ambiental por parte do Ibama, da aprovação do TCU quanto à adequação de
custos, da licitação e, finalmente, das obras”, destaca o estudo.
Críticas da Fifa
A qualidade dos aeroportos no país foi alvo de críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Joseph Blatter, no final de março. Ele manifestou descontentamento com a lentidão dos trabalhos em torno do mundial ao dizer que “a Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã”.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, respondeu a crítica: “Para o governo, a Copa é hoje. Temos urgência. Ninguém está mais preocupado com a realização do mundial da Fifa do que o Brasil.”
Cerca de duas semanas depois, Blatter voltou atrás e destacou os avanços das obras: " Recebi relatórios muito positivos sobre o andamento dos preparativos para o Mundial, especialmente na construção de estádios", afirmou.
Sobrecarga
O estudo do Ipea ressalta ainda que, dos 13 aeroportos com investimentos previstos para a Copa de 2014, 10 estariam operando acima de sua capacidade já em 2014, dentre eles Guarulhos, por exemplo. “A análise do plano de investimentos para os 13 aeroportos da Copa sugere que as obras foram planejadas com subdimensionamento da demanda futura.”
Segundo o Ipea, parte do problema nos aeroportos do país se deve à falta de investimentos em infraestrutura, “que deixaram de ser feitos por mais de 20 anos”. Depois, o bom desempenho da economia brasileira, especialmente a partir da segunda metade da década de 2000, “se, por um lado, representou a melhoria de indicadores sociais como a geração de emprego e renda, por outro lado os gargalos da infraestrutura brasileira tornaram-se mais evidentes”.
O instituto destaca que, embora os investimentos públicos no setor aéreo tenham se elevado de R$ 503 milhões em 2003 para mais de R$ 1,3 bilhão em 2010, as informações sobre as taxas de ocupação dos terminais de passageiros mostram necessidades de investimentos futuros ainda maiores. “Isso mostra que o setor continua sendo planejado com o olho no espelho retrovisor em vez de se preparar para 40 anos à frente.”
Baixa eficiência
O estudo do Ipea diz ainda que é preciso aprimorar a gestão da Infraero. “Apesar de insuficiente, a Infraero possui um plano de investimentos de R$ 1,4 bilhão ao ano (entre 2011 e 2014) para 13 aeroportos brasileiros, visando a Copa de 2014. Isso representa mais do triplo da média anual investida entre 2003 e 2010 pela empresa, que foi de R$ 430 milhões. Porém preocupa a baixa eficiência na execução dos programas de investimentos, que na média do período realizou apenas 44% dos recursos previstos.”
O Ipea conclui o estudo dizendo que medidas que melhorem a gestão dos aeroportos e o nível de investimentos têm que ser tomadas. “A iniciativa privada investe recursos nos demais modais de transporte (rodoviário, ferroviário e aquaviário). Apenas para o setor aeroportuário não há investimentos privados.”
Do Site Globo.com Economia

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sorteio das Eliminatórias da Copa de 2014 será no Rio

Apesar do sorteio acontecer apenas em julho, alguns países asiáticos já estarão brigando por um lugar na Copa do Mundo em junho

A Fifa informou nesta segunda-feira, 11, que o sorteio para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 acontecerá no Rio de Janeiro. O evento do próximo 30 de julho será realizado na Marina da Glória, local que receberá as competições de vela da Olimpíada de 2016.

O sorteio englobará seleções do mundo todo, que serão divididas entre as Eliminatórias Sul-Americanas, Europeias, Asiáticas, Africanas, da Oceania e da Concacaf. Vale lembrar que o Brasil não participará do qualificatório por ser o país-sede do Mundial.

Apesar do sorteio acontecer apenas em julho, alguns países asiáticos já estarão brigando por um lugar na Copa do Mundo em junho. Eles participarão de duas rodadas preliminares que darão vagas no sorteio principal das Eliminatórias. O Mundial será disputado entre 13 de junho e 13 de julho de 2014, no Brasil.
 
Agência Estado

domingo, 10 de abril de 2011

CBF ignora problema com estatuto do Comitê-14 em sua assembleia geral

Do UOL Esporte
Em São Paulo
 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue ignorando uma limitação do seu estatuto que pode colocar em xeque o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. A informação é do diário Lance!, que relata que a alteração teria de ser feita na assembleia geral da entidade, o que não aconteceu.
O problema tem origem na razão social do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. A CBF, assim como seu presidente, Ricardo Teixeira, é sócia da entidade ligada ao Mundial, que tem fins lucrativos.
Só que o estatuto da CBF não permite que a confederação entre em sociedades do tipo. De acordo com Gustavo Tavares Borba, procurador regional da Junta Comercial do Rio de Janeiro, ouvido pelo Lance!, Ricardo Teixeira deveria modificar o estatuto da CBF para que nenhuma irregularidade seja constituída na formação do COL.
A alteração deveria acontecer em uma assemblei geral da entidade, como a da última quarta-feira, que reuniu dirigentes de todas as federações estaduais para aprovação das contas de Teixeira. Segundo alguns dos presentes, o assunto sequer foi debatido no encontro.
“Não foi tratado absolutamente nada de mudança no estatuto. Ricardo apenas nos apresentou a prestação de contas do ano passado”, disse Carlos Alberto Oliveira, presidente da Federação Pernambucana.
 

Crea/BA aponta atraso em obras de reconstrução da Arena Fonte Nova Relatório da visita ao canteiro de obras será divulgado na próxima terça-feira, dia 12, durante seminário

Os responsáveis pelas obras na de reconstrução da Fonte Nova para a Copa do Mundo de 2014 dizem que o cronograma está dentro do previsto até o momento, mas a visita técnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Bahia (CREA/BA) apontou outra situação. De acordo com o presidente do órgão, Jonas Dantas, a fase de fundação foi iniciada três meses depois do previsto.
“Há um ligeiro atraso, a gente espera que o atraso não comprometa o calendário. Pode comprometer ou não, depende de como essa questão vai ser ajustada depois”, disse Dantas, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia.
A visita ao canteiro de obras da Fonte Nova fez parte de uma vistoria que contou também com a observação nas obras do metrô. A vistoria foi realizada por 38 técnicos, que se dividiram em duas equipes, com 16 na Fonte Nova e 22 no metrô. Os profissionais são de órgãos como Sucom, Ibama, Escola Politécnica da UFBA, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Siduscon, Ipac,  Crea/BA, entre outros.
Apesar do atraso citado pelo presidente do Crea, a entrega do estádio não deve sofrer prejuízo. “Disseram que 80% das obras serão em pré-moldados, o que tende a torná-la rápida e racional. Se isto acontecer, terá condição de estar pronta em 2012”, afirmou o chefe de gabinete do Crea/Ba, Giesi Nascimento.
O relatório da visita será divulgado na próxima terça-feira, dia 12 de abril, durante o seminário “Acompanhamento das Ações para a Realização da Copa 2014”.
No Justicadesportiva.com.br você acompanha as notícias do futebol brasileiro
Do site Justiça desportiva

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Secretário promete para 2012 a conclusão de 90% das obras do Castelão



Foi apresentado à imprensa na tarde desta quarta-feira (06) o cronograma das obras de reforma, ampliação e adequação do Castelão para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com o Secretário Especial da Copa 2014, Ferrúcio Feitosa, 90% das obras do estádio serão entregues até dezembro de 2012.
Engenheiros e representantes da concessionária Arena Castelão, responsável pela reforma, apresentaram um resgate histórico da obra, que mostrou todo o processo desde o início, passando pelas etapas atuais e próximas ações que serão realizadas.
Após a coletiva com Ferrucio Feitosa, membros da imprensa fizeram uma visita guiada pelo estádio para conferir as intervenções que estão sendo feitas dentro e fora do Castelão. Na primeira etapa da reforma, o estacionamento será ampliado e o primeiro anel de cadeiras foi demolido.
A reforma do estádio começou no dia 13 de dezembro, na área externa. As intervenções internas começaram no último dia 31 de março. Serão investidos, no total, recursos no valor de R$ 518 milhões, que incluem todas as intervenções internas e externas, a construção do novo prédio da Secretaria de Esporte (Sesporte) e a operação do estádio por oito anos.

Do site Jangadeiro Esporte Clube


terça-feira, 5 de abril de 2011

Carlos Queiroz é novo técnico do Irã até a Copa de 2014

Ex-treinador de Portugal assume seleção visando Mundial no Brasil

Por Agências de notícias Teerã, Irã
Carlos Queiroz é o novo técnico do Irã e tem contrato até a Copa do Mundo de 2014, segundo informou nesta segunda-feira a agência oficial de notícias do país, "Irna".
Queiroz, ex-técnico do Real Madrid e de Portugal, e assistente de Alex Ferguson no Manchester United, substitui Afshin Qotbi. O Irã estava sem treinador desde janeiro, após os maus resultados obtidos na Copa da Ásia, quando foi eliminado nas quartas de final.
O objetivo do Irã é conquistar a classificação para a Copa do Mundo de 2014.
- O Irã tem bons jogadores, recursos, paixão e a vontade de participar da Copa de 2014, algo que coincide com minhas metas - declarou Queiroz.


 

Veja novas imagens do projeto do estádio do Corinthians

Duas novas imagens do projeto do estádio do Corinthians, que deverá ser erguido em Itaquera, foram divulgadas nesta segunda-feira pelo escritório de arquitetura e engenharia Werner Sobek.

Werner Sobek Engineering & Design/Divulgação
Imagem área do projeto da cobertura do estádio corintiano
Imagem área do projeto da cobertura do estádio corintiano
As obras devem começar neste mês. O estádio, apelidado de Itaquerão, foi escolhido para abrir a Copa do Mundo-2014.
Na semana passada, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, chegou a criticar a lentidão dos preparativos de São Paulo e do Rio para receberem os jogos da Copa-2014.
"O que precisam fazer é ter pressa e acelerar os preparativos. A Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã", afirmou o cartola da Fifa
Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local, rebateu e defendeu essas duas sedes.
"Com relação ao estádio de São Paulo para a Copa do Mundo, apesar de a obra ainda não ter sido iniciada, temos a garantia por parte dos envolvidos de que o estádio também será entregue no prazo previsto", disse Teixeira, em um comunicado.

Werner Sobek Engineering & Design/Divulgação
Imagem da fachada do projeto do Itaquerão divulgada nesta segunda-feira
Imagem da fachada do projeto do Itaquerão divulgada nesta segunda-feira   Do Site Folha.com  

Projeto Bom de Copa é lançado em Brasília

Na próxima semana, o projeto será lançado na capital paulista, a última cidade-sede beneficiad

Um projeto de capacitação de profissionais das áreas de alimentação e bebidas foi lançado nessa segunda-feira (4) em Brasília. Entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Brasília foi o penúltimo local a lançar o Projeto Bom de Copa. Por iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o projeto vai capacitar mais de 8 mil profissionais, entre garçons, atendentes, caixas e gerentes, que farão cursos semipresenciais visando à melhoria no atendimento.
“Eles precisam saber como servir um vinho, como recolher um prato, como abordar o cliente. É fundamental a leitura do cliente para servi-lo da melhor forma. A intenção do curso é que o funcionário agregue excelência ao serviço”, comentou Clayton Machado, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).
O curso é gratuito, com duração de três meses, totalizando 120 horas. As aulas serão interativas, com material impresso, eletrônico (pela internet), em áudio e vídeo. O conteúdo a ser abordado irá desde a inclusão digital, saúde e segurança pessoal do cliente ao serviço de  informações aos turistas sobre a cidade-sede (localizações e endereços).
“O ministério propõe um atendimento padrão, o profissional terá noções de postura, ética, conhecimentos turísticos e geográficos, a fim de padronizar o serviço em todo o país”, disse Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Para o empresário da rede McDonald´s de Brasília, Nadir Haddad, o projeto é importante para mudar o perfil da mão de obra na capital. “A cidade é um centro natural de negócios e de turismo. Temos que correr o quanto antes para capacitar esse segmento.”
O início das aulas está previsto para a primeira quinzena de maio. Para participar, o interessado deverá ter o CNPJ da empresa e, em seguida, preeencher o formulário de inscrição no site http://www.bomdecopa.com.br. Cada empresa poderá inscrever somente cinco funcionários. “Os beneficiados serão multiplicadores do projeto dentro da empresa. Irão passar o que aprenderam para os demais colegas de trabalho”, afirmou Clayton Machado.
Da Agência Brasil
Do Site Cnews

Castelão: cronograma das obras na quarta (6)

Obras para a reforma, ampliação e adequação do Castelão iniciaram no dia 13 de dezembro

O secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, apresentará nesta quarta-feira (06), às 14h, em coletiva para a imprensa o cronograma de andamento das obras de  reforma, ampliação e adequação do Castelão para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Com a presença de engenheiros e representantes da  concessionária Arena Castelão, responsável pela reforma, será apresentado um resgate do histórico da obra, mostrando todo o processo  desde o início, passando pelas etapas atuais e as próximas ações que  serão realizadas. Após a coletiva, a imprensa fará uma visita guiada onde poderão  conferir as intervenções dentro e fora do estádio Castelão.
As obras para a reforma, ampliação e adequação do estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão) iniciaram no dia 13 de dezembro, data em que o Governador assinou a Ordem de Serviço e o contrato com o  BNDES. As obras iniciaram pela parte externa, possibilitando assim a  realização de jogos do primeiro turno do Campeonato Cearense de 2011.  Com o fechamento do estádio no dia 31 de março, foram iniciadas as  intervenções internas. No total, serão investidos recursos no valor de  R$ 518.606 milhões, que incluem todas as intervenções internas e  externas, a construção do novo prédio da Secretaria do Esporte  (Sesporte) e a operação do estádio por oito anos.
Serviço:
Coletiva Castelão
Data: 06/04/2011 (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Estádio Castelão – A entrada será feita pela Rua do Contorno,  lado oposto ao da entrada tradicional da Imprensa.
* Na ocasião, toda a imprensa deverá utilizar equipamento de segurança que será distribuído no local da coletiva
Da Assessora de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014
Do Site Cnews

domingo, 3 de abril de 2011

Presidente da CBF diz que Maracanã terá novo teto e só ficará pronto em março de 2013 Plantão | Publicada em 01/04/2011 às 08h36m O Globo

IO - O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que a atual cobertura do Maracanã terá que ser destruída, pois a estrutura da marquise é muito antiga e não tem como servir de apoio ao novo teto. O dirigente, presidente ainda do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, disse que a medida foi comunicada à entidade pelos engenheiros que supervisionam as obras do estádio para o Mundial. Com isso, segundo ele, o Maracanã, possivelmente, só ficará pronto em março de 2013, e não em dezembro de 2012, como previsto inicialmente, mas a tempo de ser utilizado na Copa das Confederações, em julho de 2013.

 Todos os testes dizem que a cobertura deve ser jogada abaixo, ser refeita. Os técnicos dizem que é mais fácil fazer de novo do que consertar - afirmou Ricardo Teixeira, em reunião na Rede Globo.
Segundo o governador do Rio, Sérgio Cabral, as reformas do Maracanã terão o seu custo aumentado de R$ 700 milhões para cerca de R$ 1,2 bilhão, por causa das mudanças.
A secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins, afirmara que a divulgação da mudança só seria feita no dia 16, quando o novo projeto será entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU), que exigiu um planejamento mais detalhado da obra, apontando uma série de problemas.
Itaquerão só no Mundial
Ao contrário do presidente da Fifa, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira está confiante que Rio e São Paulo serão sedes da Copa da Confederações:
- Acho imprescindível, importante, que São Paulo e Rio de Janeiro estejam no contexto da Copa das Confederações. São Paulo por todas as razões que vocês já conhecem e o Rio pelo que representa o Maracanã.
Mas o dirigente admite que o Itaquerão pode só ficar pronto para a Copa:
- A previsão é que o Maracanã fique pronto no mais tardar no início de 2013, com tempo para a Copa das Confederações. A previsão de São Paulo é a mesma coisa, mas seria um pouco mais tarde. Os outros que vão fazer parte da Copa das Confederações estão com as obras em pleno andamento. O Mineirão, o de Brasília, o de Cuiabá, Recife, Curitiba, Porto Alegre estão todos em tempo. Dos 12 estádios, precisamos de cinco para março de 2013.
Na segunda-feira, em entrevista em Genebra, na Suíça, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, reclamou duramente dos atrasos nas obras dos estádios para o Mundial, citando, especificamente, a possibilidade de Maracanã e Itaquerão não estarem prontos para a Copa das Confederações.
- Gostaria de dizer aos meus colegas brasileiros que a Copa de 2014 é amanhã. Os brasileiros acham que ela vai ser depois de amanhã. As coisas não estão avançando muito rápido. É preciso se apressar, pois tudo está lento.
As críticas irritaram a CBF e autoridades, como o governador Sérgio Cabral e o ministro do Esporte, Orlando Silva, que convidaram Blatter a visitar o Maracanã para poder ver como as obras estão adiantadas.
Do site o globo

Ricardo Teixeira rebate críticas de Blatter sobre atraso de obras Gazeta Press


Após criticar, nesta última segunda-feira, o andamento das obras brasileiras para sediar a Copa do Mundo de 2014, o presidente da Fifa, Joseph Blatter recebeu uma resposta do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Em nota oficial, Teixeira convidou o suíço para verificar, de perto, o progresso das obras e ainda lembrou que no início do mês o presidente havia elogiado o progresso do Brasil para receber o Mundial.
Obras no estádio do Maracanã para a Copa do Mundo 2014
Foto: Divulgação
Obras no estádio do Maracanã estão no prazo, garante Teixeira
De acordo com Blatter, o Brasil estava tão atrasado quanto a África do Sul, sede da Copa do Mundo de 2010, lembrando ainda que os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro poderiam não receber jogos do torneio. “A Copa do Mundo é amanhã e os brasileiros pensam que é depois de amanhã”, disse o presidente da Fifa.
“Em nenhum momento foi anunciado que o Maracanã não seria entregue dentro do prazo. Numa recente reunião com o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, tivemos a garantia de que as obras, que nunca foram interrompidas, seguirão no prazo”, explicou Teixeira, em um comunicado oficial no site da CBF.
O presidente da CBF ainda confirmou a construção do novo estádio do Corinthians, que receberá a abertura do Mundial. “Com relação ao estádio de São Paulo para a Copa do Mundo, apesar de a obra ainda não ter sido iniciada, temos trabalhado de forma intensa e integrada com o Comitê Paulista e todos os segmentos envolvidos no projeto do estádio para equacionar as últimas questões técnicas. Temos a garantia por parte dos envolvidos de que o estádio também será entregue no prazo previsto”, disse.
Por fim, Teixeira ainda convidou Blatter para inspecionar as obras dos estádios. “Aproveito ainda para, mais uma vez, convidar o presidente da Fifa para vir ao Brasil e ver de perto o progresso que ele mesmo elogiou após uma reunião do conselho Fifa/COL, realizada no início deste mês, em Zurique”, encerrou.
Do site Placar

sábado, 2 de abril de 2011

Sorteio anima asiáticos


Menos de nove meses depois do encerramento da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, a Ásia começa a se preparar para o Brasil 2014. Nesta quarta-feira, foram sorteados os confrontos das duas fases iniciais das eliminatórias para o próximo Mundial. Na primeira delas, se enfrentarão os 16 países de pior ranking no continente. Os oito vencedores desses jogos avançarão para a segunda etapa, onde se juntarão às 22 seleções imediatamente acima na lista. AustráliaCoreia do SulJapãoCoreia do Norte e Bahrein — os cinco selecionados de melhor campanha no último torneio classificatório — entrarão automaticamente na terceira fase.
O evento de ontem foi bastante favorável para algumas das potências tradicionais. É o caso da Arábia Saudita — país com quatro participações em Copas do Mundo da FIFA —, que enfrentará Hong Kong. O Irã teve uma sorte parecida, já que terá pela frente Maldivas, seleção a quem aplicou nada menos do que 26 gols nas duas partidas entre ambos nas eliminatórias para a França 1998. Em Teerã, o ídolo iraniano Karim Bagheri balançou as redes adversárias sete vezes, segunda maior marca em jogos válidos tanto pelas fases classificatórias quanto pelo Mundial.
China, quinto melhor selecionado asiático no atual Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola, esperará o vencedor do encontro entre Camboja e Laos. Apesar de uma vitória confortável na soma dos placares estar ao alcance dos chineses, o técnico Gao Hongbo rejeita não levar a sério o futuro rival. "Já pagamos caro muitas vezes pelos nossos deslizes nas campanhas rumo à Copa do Mundo", afirmou. "Por isso, a lição que temos de aprender é de que não podemos subestimar nenhum adversário. Precisamos nos concentrar na preparação e fazer o nosso melhor, seja quem for o nosso oponente."
A primeira etapa também dará a alguns dos selecionados menos conhecidos uma rara oportunidade de aprontarem uma zebra e ganharem notoriedade. Animada pela recente classificação para a Challenge Cup 2012, a seleção das Filipinas está ávida para se livrar da fama de saco de pancadas no encontro com Sri Lanka. "O sorteio não foi ruim", disse ao FIFA.com o técnico Michael Weiss. "O Sri Lanka é uma força no sul da Ásia, mas acho que temos uma boa chance contra eles."
Caso superem esse primeiro desafio, os filipinos terão pela frente o Kuwait, 48 posições acima no ranking mundial e com um currículo que inclui a participação na Espanha 1982 e dez títulos da Copa do Golfo. Weiss, porém, não se deixa intimidar e garante que os seus comandados não pretendem ser meros figurantes, independentemente dos adversários que tiverem pela frente. "Com todos os nossos melhores jogadores disponíveis e uma boa preparação, temos 30% de chance contra oKuwait", avaliou. "No mínimo, complicaremos a vida deles."
Confrontos interessantesO sorteio desta quarta-feira armou o palco para uma série de jogos interessantes. O principal deles será provavelmente o encontro entre Índia e Emirados Árabes Unidos. Ambos estiveram na Copa Asiática de Seleções 2011, disputada em janeiro, apesar de terem sido eliminados já na fase de grupos. Porém, os emiradenses podem ao menos se animar com a goleada por 5 a 0 sobre os indianos em um amistoso preparatório para o torneio continental.
"No papel, talvez até sejamos os favoritos", avaliou o técnico esloveno dos Emirados, Srecko Katanec. "Mas já não existe adversário fácil e qualquer equipe pode surpreender se estiver no seu melhor dia. Além disso, temos de ficar atentos para as dificuldades que o clima quente e úmido pode causar."
A segunda fase também colocou frente a frente alguns rivais de longa data. É o caso do Uzbequistão, semifinalista da Copa Asiática, que medirá forças com o vizinho Quirguistão. Já o Tadjiquistão, outro país da região, reviverá o confronto com a Síria. Ambos se encararam nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2006, quando os sírios venceram duas vezes — 2 a 1 e 1 a 0.
Por sua vez, o Turcomenistão, outra ex-república soviética, retomará uma improvável rivalidade com aIndonésia. Os dois selecionados estão igualados nos confrontos diretos: houve uma vitória por 3 a 1 para cada nas eliminatórias para a Alemanha 2006. Já o Catar, anfitrião da Copa do Mundo da FIFA 2022, deve ter contas a acertar com o Vietnã. O último jogo entre os dois acabou em um inesperado empate em 1 a 1, que contribuiu para a eliminação precoce do país árabe na Copa Asiática de Seleções de 2007.
Primeira rodada
Malásia x Taipei
Bangladesh x Paquistão
Cambodja x Laos
Sri Lanka x Filipinas
Afeganistão x Palestina
Vietnã x Macau
Nepal x Timor Leste
Mongólia x Mianmar
Do Site Fifa.com